terça-feira, 5 de maio de 2015

En La Boca Del Lobo

O título acima é o mesmo de uma série que assistimos, Alberto e eu, no Netflix.
E é tão interessante quanto perturbador, porque te faz pensar, e muito.
Foram 80 episódios, com média de 45 minutos de duração cada um, uns mais, outros menos, mas o caso é que ficamos presos à história do começo ao fim.
Baseada em fatos reais, relata o caso de um jovem militar colombiano que, atraído por uma proposta de trabalho ligada à área de segurança e levado pela lábia de um velho amigo, dá de cara com nada mais nada menos que os chefes do Cartel de Cáli.
E cai, direto e sem perceber, en la boca del lobo.
Interessante como o autor desenrola a trama ao longo de seis anos e meio e, de tal forma o faz que não se consegue arredar o pé, fica-se louco para ver o que acontecerá no capítulo seguinte, o que é raro, conseguir passar o conteúdo de um livro para a telinha e fazê-lo de forma tão magistral.
Notável, também, é a maneira como o personagem vai se enredando com as questões dos senhores do Cartel, confrontando-se diariamente com o bem e com o mal.
Com o bem, pois o dinheiro sujo procedente da comercialização das drogas atrapa muitos inocentes ignorantes, que mal suspeitam sobre a origem daqueles valores recebidos. São pequenas lojas, farmácias, restaurantes, carros para locação, agencias de viagens e um sem fim de prestadores de serviços que trabalham, muitos, indiretamente para o Cartel, na medida em que servem para limpar o dinheiro e sequer tem a mais leve suspeita sobre isso.
O mal está em que há um sistema viciado e corrupto, onde o dinheiro fácil é a mola mestra que move aquelas pessoas, capazes de deixar para trás todos os seus valores e não pensar em nada mais, a não ser que, efetivamente, os senhores da droga podem tudo.
Até um determinado momento, realmente, eles podem: compram tudo, políticos, amores, servidores públicos.
Quando começa a derrocada daquele império construído sob a égide de tantos crimes, o lado negro e cruel daquela máfia emerge com tudo e eles vão pra cima, sem dó nem piedade, no afã de tentar manter o status quo.
Enquanto isso,  nosso personagem se vê cada dia mais envolvido con los senõres y sus trampas e quer, desesperadamente sair daquela situação.
Mas não é tão simples assim.
Suspense, traições, amores, e um retrato sem retoques de alguém que viveu seis anos e meio de sua vida convivendo com  Cartel de Cáli.
Prepare a pipoca, o refri, uns docinhos, deixe a janta semi pronta e, no final de semana, apronte-se para um madrugadão, porque, simplesmente, não dá pra parar de assistir: você vai ficar hipnotizado e, líquido e certo, também vai cair En La Boca del Lobo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário