quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Muitos Caciques

Essa velha máxima nunca esteve tão atual nos dias que correm: muito cacique para pouco índio.
Tem tanta gente opinando sobre o que não sabe, dando palpites infelizes e mega furados pensando que sabem de alguma coisa, com suas culturas de almanaque, que fico bege, só observando.
Só no sapatinho.
E, como não poderia deixar de ser, quando acontecem coisas escabrosas, estarrecedoras para quem tem um pingo de boa educação, sempre penso no meu Pai.
Se o Dr. Edgard estivesse aqui, de há muito teria me dito: larga essa merda!
Sim, seria isso o que ele teria me dito, com certeza absoluta.
Saudade do meu Pai é pouco!
Daria tudo, tudinho para poder estar com ele e dividir as aflições, os pensamentos, as ideias, ouvir suas opiniões e conselhos.
Ele, e mais ninguém, saberia o que me dizer numa hora dessas, embora eu tenha 53 anos, mas conselho de pai sempre é bom.
Algo isento e imparcial, dito por uma pessoa que somente te deseja o bem.
E isso sim é difícil, dificílimo! Alguém que te deseje o bem, sem nenhuma espécie de interesse ou mutreta.
São tantos os fatos que têm acontecido ultimamente bem ali, nas minhas barbas, que ponho-me a pensar onde diabos se meteu a educação e o caráter de certas gentes, e concluo: escafederam-se, foram plantar batatas.
Não tem e nunca tiveram nada de nada.
O custo emocional de alguém que precisa submeter-se a certas violências morais é imenso, e não paga a pena.
Mais vale um dia como um leão que cem anos como um carneiro, isso meu Pai sempre me dizia e, efetivamente, concordo.
Mais vale um dia como um leão que cem dias como um carneiro, ou seja, de que vale viver tanto, e mal, a ponto de ter que aturar baixarias atrás de baixarias, que sentir o prazer de dar uma patada com a força que somente um leão pode ter?
A resposta está dentro de cada um, e nossa tábua axiológica nos dá a medida da suportabilidade.
Enfim, resumindo: tenho nojo de gente grossa e mal educada que trata mal os outros, que se aproveita da fragilidade para destratar, que se mostra politicamentiiii corrrééétoo para esculhambar.
Entretanto, também é verdade que, se permitimos certos desmandos em relação a nossa pessoa, algo está mal dentro de nós.
Mais vale um dia como um leão que cem anos como um carneiro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário