quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A Toalha da Vó Adelaida

Minha Avó materna Adelaida tinha uma toalha de mesa de linho branco, toda bordada em Richelieu, uma técnica de bordado aberto criada pelo Cardeal Richelieu, que integrava a Corte do Rei Luis XIII, da França.
Muito fina, a tolha branca de linho de minha Avó Adelaida.
Chiqérrima!
Contava-me ela que aquela toalha havia sido confeccionada por las monjas del colegio de Buenos Aires, para mi casamiento, nenita.
Vejam, queridos amigos, quanto tempo essa toalha circulou pela família Fernández e, depois, pela família Mondadori.
Ela ficava guardada dentro do aparador da sala de jantar da casa da Vó, no Alvear, um móvel de madeira escura que tinha quatro gavetas imensas no meio, com seus puxadores dourados,  e duas portas de cada lado, aliás, umas senhoras portas.
Dali, a toalha só saía para ser  usada  em ocasiões especiais: um almoço de batizado, um noivado, casamento, o almoço do Domingo de Páscoa e a Noite de Natal.
Havia todo um ritual que precedia seu uso: tiravam-na da gaveta, e a empregada de minha Avó lavava-a, delicadamente, enxaguava sem torcer e estendia-a no varal, num dia de sol, para que saísse o cheiro de guardado.
Quando a toalha estava ainda úmida, era passada com aqueles ferros pesadíssimos, nos quais se colocava a brasa do fogão à  lenha dentro.
Logo após, a toalha era colocada na mesa de jantar, e aí fechavam-se as portas para ninguém tivesse acesso à sala.
Não se podia correr o risco de sujar a toalha antes da festa.
Participei de incontáveis festas familiares onde a toalha de renda de minha Avó era uma das artistas principais, tão linda era.
Até que, quando minha Avó foi embora, a toalha passou às mãos de minha Mãe, que também seguia o mesmo ritual de sua mãe e, assim, a toalha foi uma das protagonistas da festança de Bodas de Prata de meus Pais, depois, de noivados, do meu casamento civil, das festas de final de ano e de tantas outras.
Minha Mãe foi embora, e a toalha passou às minhas mãos, que também sigo o mesmo ritual de minha Avó Adelaida e de minha Mãe.
E a toalha de linho branco com bordados Richelieu continua saindo à baila para enfeitar a mesa de aniversários, de Páscoa, de Natal e de Ano Novo.
Ela é o símbolo de momentos felizes!
Lembrei-me dela enquanto arrumava mi valija para, amanhã, rumar a Santa Maria a fim de participar do casamento da filha de amigos queridos.
A felicidade deles contagia, e se torna também a nossa, pois é muito bom poder compartilhar  tão alegres e abençoados momentos.
Esses objetos - toalhas, cálices, taças, talheres, sempre evocam as mais belas lembranças e, por isso, são tão bem guardados.
A toalha de linho branco com bordados Richelieu de minha Avó Adelaida, sinônimo de alegria está lá, na gaveta do meu aparador.
A espera da próxima festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário