quinta-feira, 20 de março de 2014

Interioranos

Depois de cinco dias perambulando pelo Portinho, de volta a Itaqui, à casa, ao meu cantinho.
Amo Porto Alegre e isso não é segredo pra ninguém, morei lá por doze anos e criei laços e vínculos que se mantém até hoje.
Entretanto, sim, sim, eu curto muito ir pro Portinho...mas a hora em que revejo os campos, em que desço do ônibus, do nosso glorioso Planaltão - acho que conquistei o direito de me referir assim, carinhosamente,  a empresa Planalto porque viajo e ando por essa estrada Itaqui/Porto Alegre desde, bueno, desde 1978, quando caí de mala e cuia no Pensionato Teresiano ( Av. João Pessoa, 553), então, sou meio sócia majoritária, aquele ônibus verde e branco faz parte do meu show.
Mas o que  quero dizer, mesmo, é que é sempre uma alegria para meu coração voltar pro Itaqui, não interessa a distância, a viagem, o tempo que se leva(9 horas), aquela sensação, meio desesperante, que toma conta da gente quando são umas 4 da manhã e ainda não chegamos  e não se sabe mais que posição adotar.
Nada disso importa, tudo isso desaparece quando chego em casa, quando saio na rua e já avisto vizinhos e conhecidos e colegas de trabalho.
E a função começa na rodoviária de Porto Alegre, onde sempre, sempre,  encontramos pessoas conhecidas que, como boas interioranas que são, cumprimentam-se alegremente e falam sem parar, acho que quem vai a Capital e  vê uma parte de seus conterrâneos é como se já tivesse andado a metade do caminho, como se dissesse " ufa, tô quase chegando em casa".
Pode parecer ingenuidade, mas é assim que sinto, talvez porque adore esta vida simples, onde o contato com as pessoas é quase como um afago. Sempre foi assim, jamais consegui ficar mais que trinta dias longe daqui; as raízes te puxam, te fazem voltar, te acenam o tempo todo na memória, na saudade, na alma.
Por essas e outras, nunca tive problema em afirmar, com muito orgulho, sim, eu sou do Interior do Estado, e  não me deixei contaminar (apesar do tempo vivido em Porto) com seus "tis" e "dis" e aquela fala típica dos Portoalegrenses. Até acho graça, digamos assim, quando vejo uma pessoa do interior falando " boa tardiii", ontem à noitiii", com uma afetação que, definitivamente, não combina com quem é daqui, só que isso é de cada um, que fala do jeito que lhe apraz.
Interioranos, pessoas simples pero, ojito: não significa que sejamos simplórios.
Até mais ver, beijooooo!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário