domingo, 23 de março de 2014

Tabela Periódica

Com meu indefectível matecito e minhas elucubrações,  observando o sol e o céu maravilhoso de começo de outono, fiquei pensando na Tabela Periódica, na genialidade da coisa, em como, lá em 1789 Lavoisier conseguiu "organizar,  na forma de uma tabela, a disposição sistemática dos elementos, em função de suas propriedades"...chiquérrimoooo!!! 
Claro que esse conceito eu copiei do Google,  porque nessa matéria sou zero, quem entende disso é minha filha Marina, Engenheira Química. Eu, de fininho, tirei a pontuação mínima na prova de química quando fiz o Vestibular, há dez mil anos atrás, só que ela tinha peso 1, então, tudo certo.
Mas no que eu pensava, exatamente, era em como as pessoas poderiam se parecer a um determinado elemento químico.
Vamos começar pelo melhor, aquele que nunca pode faltar: o Oxigênio.
Imaginem vocês, meus amigos, como seria uma pessoa oxigênio: um ser leve, que te refresca, que deixa todo mundo muito bem, sentindo-se muito à vontade, no seu elemento, ou seja, te dá a seguinte sensação: como é bom estar junto com você, que me deixa respirar, que não me causa nenhuma espécie de sufocamento.
Já uma pessoa Chumbo seria exatamente o contrário:  chumbo vem de " plumbum", e uma  pessoa chumbo seria aquele ser pesado, incomodativo, que te puxa pra baixo,  que te causa a seguinte sensação: tirem-me daqui, socorro, help, lá vem aquele purgante de óleo! Plumbum!
Uma pessoa Nitrogênio é aquela figura fria, gelada, que não se comove com nada e, por ser assim, te causa medo e repulsa.
Ainda bem que, para amenizar bastante a situação, dois elementos resolveram se juntar,  e formaram a água.
E uma pessoa água seria aquele ser fluído, delicado, que te dá passagem e não te amassa, que te proporciona a seguinte sensação: é uma delícia estar com você!
Como vêem, a Tabela Periódica pode ser uma fonte inesgotável de comparações e combinações, isso sem adentrar na questão da tendência de certos átomos, que podem ser extremamente reativos, enquanto que outros são inertes.
 Apenas pensamentos de um dia( água) de domingo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário