sexta-feira, 25 de julho de 2014

Mateando Solita

Ah, se não fosse este amigo fantástico que possuo chamado mate, não sei o que seria de mim!
Parceiro de todas as horas, meu matecito me acompanha há muitos anos, en las buenas y en las malas.
Sem ele, meus dias e noites e madrugadas de estudo não teriam sido levados a cabo, pois o sono teria me vencido.
Com ele, meus primeiros tempos de Porto Alegre ficaram menos difíceis, eu pegava minha cuia e ficava ali, lembrando do meu Itaqui e todas as pessoas que estavam longe de mim, com uma saudade infernal mas, lá pelas tantas, depois de uma meia dúzia de mates, a coisa ia melhorando.
O meu amigo sempre conseguiu me acalmar.
A cuia é como um abraço que me acolhe.
Meu companheiro fiel e inseparável, alegra minhas manhãs de sábado e de domingo, pois, nesses dois dias, não preciso sair de casa cedo e por isso com ele me deleito, observando o dia que recém está começando.
Reinam, absolutos, o silêncio e a paz.
É a hora do dia que mais aprecio e na qual costumam surgir as ideias e soluções.
Nos fins de tarde ele me recebe, a cuia posta sobre o balcão da cozinha, a erva, a bomba e a chaleira e, enquanto preparo aquela delícia, espio pela janela o sol indo embora, os pássaros voando para seus ninhos, as flores, que também vão se recolhendo.
Meu mate, meu grande amigo!
Ele me ouve, aquece minhas mãos quando está frio, esquenta minha alma, observa quando estou triste e deixa que minhas lágrimas caiam sobre a erva sem reclamar, ao contrário, parece dizer, chora que eu te consolo, enquanto estás aqui, mateando solita.
Quando estou longe dele, sempre costumo pensar: porque não veio comigo? Quanta falta me fazes, matecito!
Posso estar com um problema grande para resolver ou uma vitória para comemorar, ali estará meu mate, a toda certeza, celebrando ao meu lado.
Por ser tão especial para mim, dediquei a ele o nome deste blog.
O mate faz parte da minha vida e conta, junto comigo, a minha história.
Entonces, matecito amado, vamos, una vez más, a sentarnos calmamente para una charla: tengo muchas cosas para contar-te!

Desejo a todos os queridos amigos um fim de semana hermoso!





Nenhum comentário:

Postar um comentário