segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O Sistema

O sistema manda em tudo e a gente obedece, igual ovelhinha de presépio.
Tudo, absolutamente, tudo, nos dias atuais, passa pelo sistema.
Fui ao banco efetuar um pagamento que somente podia ser feito no caixa.
Depois de ter permanecido meia hora olhando para aqueles números que se sucedem lentamente e fazem blim blom, chegada minha vez, não tinha sistema.
E aí, como faz?
Não faz.
Volta amanhã.
E como fica o pagamento?
Não fica.
E como ficam os juros?
Ahhh, bom esses sim, esses ficam.
sistema é louco de vivo, emperra quando lhe convém.
Outra coisa que não consigo entender é que, antigamente, coisa de 10 anos atrás, em muitos locais não havia sistema.
E tudo andava muito bem. As pessoas atendiam a gente de forma cordial, anotava-se manualmente o que era necessário, não faltavam funcionários e, se faltava, a gente nem percebia.
Hoje tem sistema até para dar um pum, desculpem a grosseira sinceridade, e todos reclamam: não há pessoal suficiente para atender tamanha demanda mas, em compensação, sobram máquinas por todos os lados com gente teclando alucinadamente, papel pra cá, papel pra lá, e solução que é bom, te devo e truco.
O sistema também recebe denúncias anônimas, a meu ver, a maior sacanagem que alguém pode fazer com outrem, salvo algumas exceções.
Se não tem coragem de falar pessoalmente, pega um telefone e liga que o sistema registra.
E, aí, investigar é preciso, afinal, caiu no sistema.
Outra do sistema: tem uma verdadeira rede para proteger menores: psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, monitores, cuidadores, voluntários mas, ainda assim não é suficiente, ainda assim sempre continua faltando alguma coisa.
Tem um exército de gente para levar pessoas doentes, para esperar, para trazer de volta, para atender, para transportar, mas também é pouco.
Outros tantos arrecadam centenas de itens que vão desde gêneros alimentícios à material de construção, mobiliário e roupas, pena que não é o bastante...
Tenho me perguntado:
Onde é que iremos parar com tudo isso?
Tem alguma coisa errada nesse circuito de dar, dar, dar,  e não consigo enxergar o que é.
Como a mim, dependendo da situação não me dão nem as horas, vou é sair por aí e dar uma volta nesta tarde belíssima de sol e aproveitar minha segunda feira, que o resto é figuração.
Ou melhor, é culpa do sistema.

Uma excelente semana a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário